quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Ano Novo... um novo tempo


Hoje, é um novo dia
De um novo tempo que começou
Nesses novos dias
As alegrias, serão de todos
É só querer
Todos os nossos sonhos
Serão verdade...
O futuro, já começou
Hoje a festa é sua
Hoje a festa é nossa
É de quem quiser, quem vier...
(Paulo Sérgio Valle/ Marcos Valle/ Nelson Motta)


Tudo bem, o Natal nem chegou e eu já tô falando de ano novo... ok, meio apressado, eu sei, mas tenho meus motivos. Pra começo de conversa, a festa de ano novo é definida como a celebração do final de um ano e início de outro, costume esse adotado por diversas culturas. Entretanto, a data dessa comemoração não ocorre no mesmo período para todos.


  1. Ano novo ocidental: é comemorado no dia 1° de janeiro por causa de Jano (deus dos portões) e foi instituído por Júlio César em 46 a.C.

  2. Ano novo celta: Samhain - o fim e o início de um ano novo para os Celtas (31 de Outubro - Hemisfério Norte) e (30 de Abril - Hemisfério Sul).

  3. Ano novo chinês: equivale no calendário ocidental aos dias 5 e 6 de fevereiro.

  4. Ano novo judáico: Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico, ou seja, o ano vigente(5769) teve início no dia 29 de setembro de 2008 ao entardecer...

Ou seja... não importa quando, mas importa como se comemora essa passagem, e se o momento é de reflexão, que ela seja positiva. Porque a atitude de mudar, de fazer planos, entrar numa academia, voltar a estudar, seja lá o que for, pode ser tomada a qualquer momento. Esse lance de que fim de ano é uma época triste, em que as frustrações tomam de conta da pessoa nunca ficou muito claro pra mim, porque qualquer dia é dia pra se refletir sobre o rumo que damos à nossa vida. Pensando positivamente, o fim do ano pode sim ser usado como um incentivo a novos planos, mas não se deve esperar por ele pra começar a fazer algo de bom por nós mesmos.


Shaná Tová para todos!!!

Um comentário:

Claudio Ferro disse...

Também desejo Shana... ;P