terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que fazer quando voce nao sabe o que fazer?


Existem situações na vida da gente em que realmente as opções são escassas ou nulas. A expressão "sinuca de bico" cabe bem nesses casos. Já disse Ney Mato Grosso: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!"
São momentos em que a gente procura uma solução e não encontra. As vezes a gente até sabe o que tem que ser feito, mas não pode (ou não quer fazer). As vezes a gente não consegue mesmo enxergar o que está diante dos nossos olhos. Coisas óbvias pra quem está do lado de fora da situação, mas que não é tão claro pra pessoa envolvida. E nessas circunstâncias, nem reza braba de Irmã Selma resolve...
São dúvidas existenciais, de trabalho, de estudo, etc. Mas é sempre algo que gera um conflito entre o "escolhido" e o "não-escolhido". É preciso pensar bem, avaliar todas as possibilidades, e tentar prever as consequências, pra ter um mínimo de erro dentro da opção escolhida.
E as questões são as mais diversas: se a pessoa casa ou compra uma passagem pro Rio de Janeiro, se fica com o namorado atual ou se arruma outro, se faz o concurso do Ibama ou vai ajeitar o PC (pra depois ser assaltada), se viaja a noite e ganha tempo no dia seguinte ou se viaja de dia e perde um dia a mais (viajar de dia porque é mais seguro...), se compra o Totolec ou toma um Ovomaltine...
São decisões que devem ser tomadas, porque a vida é feita de escolhas, e eu sempre digo que "eu sou as escolhas que eu faço." Mas pra que eu seja essas escolhas, eu tenho que ter a responsabilidade de assumir as decisões que eu tomei. Lembrando que não tem volta... uma vez decidido, não adianta olhar pra trás e pensar no "se eu tivesse escolhido o outro", isso é o pior de tudo, é viver no limbo (vale ressaltar que o papa aboliu o limbo, o que deixa tudo pior porque agora nem pra lá as pessoas podem ir). É interessante conversar com os amigos, mas não muitos, porque as vezes muitas opiniões diferentes só servem pra confundir mais ainda. Agora se for consenso, vale a pena avaliar as soluções que estão sendo apontadas. Ou seja, se suas amigas mais próximas e sua psicóloga estão dizendo a mesma coisa, e você pensa diferente, então alguma coisa está errada, não?

Sendo assim, minhas sugestões são:
  1. Avalie as possibilidades
  2. Tente analisar as consequências
  3. Converse com algumas pessoas (não muitas)
  4. Coma um chocolate
  5. Analise mais uma vez as consequências
  6. Faça sua escolha depois de ter pensado bem
  7. E vá tomar uma cerveja ou uma Smirnoff Ice

É isso...

Nenhum comentário: