terça-feira, 18 de agosto de 2009

Caixão não tem gaveta

O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas.
(R. Kurz)

Percebo isso claramente. Aquela história de que "comigo vai ser diferente" ou "o poder não vai me subir à cabeça" é tudo balela! Tudo conversa pra boi dormir. Lacan, um psicanalista muito sensato, observou que quando uma pessoa comum tem o poder nas mãos, essa nova realidade muda o psiquismo da criatura, e ela passa a olhar seus "subordinados" de cima. É impressionante como as mudanças são notórias. Muda o modo de se vestir, mudam as relações interpessoais, e a pessoa se torna resistente a críticas, como se estar no poder lhe garantisse a sabedoria absoluta. Convenhamos, um líder precisa saber se portar. É com o seu próprio exemplo que o líder se torna respeitado, é pelas suas atitudes que se conquista o seu séquito, e não no grito, na marra (caso contrário, teríamos uma nova ditadura em uma escala menor, uma "ditadura institucional").
Infelizmente assim é o poder: seduz, corrompe, decepciona e faz ponto cego e surdo nos seus ocupantes temporários. E numa conversa de bar, ouvi o seguinte comentário que resume meu pensamento: "De que vale tanta luta pelo poder, se dessa vida não se leva nada? Afinal, caixão não tem gaveta!"

Um comentário:

Claudio Ferro disse...

Mas o meu vai ter olho mágico, que é pra eu ver quem vai ao meu enterro...