sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O que voce faria?


Inspirada na composição do Paulinho Moska, eu pergunto:
O que você faria se o mundo fosse acabar?

Dia das Bruxas




"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., . Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

A celebração do Halloween tem duas origens, que no transcurso da História foram se misturando: a pagã e a cristã. A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta, e a “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes. Já a origem cristã conta que desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, e passou a comemorar no dia 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente, com festejos de preparação no dia anterior (vigílias). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos."
Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

Ou seja, o que antes era uma celebração de passagem de ano, ou ainda o início do inverno (para os celtas), hoje predomina o que foi "globalizado" como tradição norte-americana, razão pela qual é comum atribuir a sua adoção pelos brasileiros como mais uma dependência aos costumes dos EUA, onde é festejado principalmente pelas crianças, que se fantasiam e vão pedir, de casa em casa, doces e salgadinhos. Essa "importação de costumes" é amplamente condenada pelas pessoas que compartilham da idéia de que a cultura americana é algo desprezível (não estou dizendo o contrário, mas partindo do presuposto de que o halloween não é uma festa americana, então me insento de críticas, nesse sentido, ao ser favorável à mesma).

Em resumo, não quero levantar polêmicas, nem convencer ninguém a nada, só pretendo deixar claro que o dia de hoje tem um significado que poucos conhecem, e que eu compartilho dessa crença. Respeito a trilogia que se segue (dia das bruxas, dia de todos os santos e dia de finados), e no meu calendário de festas religiosas esses dias servem pra refletir sobre várias questões pessoais, como o valor que se dá aos que estão vivos, àqueles que já se foram, aos que fizeram algo maior e por isso foram considerados "santos" e aos que tiveram suas crenças destruídas por serem diferentes (sinto falta, por exemplo, dos que cuidavam da natureza como algo sagrado).

obs.: Hoje também se comemora o dia da Reforma Protestante

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Delfins e Gatos




Sim, eu gosto de golfinhos!
E de gatos támbém... de todos os tamanhos!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

És o melhor dos meus dias...




Em casa

No Café
No supermercado
Com meus amigos
Nos "programas de índio"
No e-mail
No orkut
Nos nossos blogs
E, em breve, em casa de novo...

domingo, 26 de outubro de 2008

Combinação etílica


Duas latinhas de cerveja + quatro doses de vodka = ego inflado

sábado, 25 de outubro de 2008

Sexta a tarde


Eu tenho certeza que o André Dahmer se inspirou em mim... e no meu celular esquecido e abandonado em algum lugar beeeeem longe (será que ele ficou em casa?).

Sexta a noite


Outra vez o André Dahmer...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Derrubando tabus


Eu sempre acreditei que enquanto a "nossa música" tocasse, a "nossa história" não acabaria. Eu sou adepta da crença de que romances tem que ter uma trilha sonora, mas uma trilha que não seja escolhida, e sim que ela se construa no desenrolar dos acontecimentos. Foi assim com a música Fluorescent Adolescent do Arctic Monkeys durante todo esse ano. Ela foi o meu hit. Clipei essa música no orkut, era o toque do meu celular, e pra completar a Oi FM me avisou durante o ano inteiro cada vez que ela ia tocar.
Mas eu estava enganada. Por mais que a música tocasse (e ela ainda toca!), nada foi capaz de mudar os rumos dos fatos. E assim, já faz um tempo, a história teve seu fim merecido.
Só que eu fiquei com um problema: a música estava clipada nessa história, e pra evitar que eu entrasse em conflito comigo mesma, eu parei de ouvir a banda.
Ontem eu joguei parte dessa crença fora. Ainda acredito em romances e trilhas sonoras caminhando juntos, mas percebi que essa associação pode mudar. Eu percebi que a música é maior que isso, ela pode mudar de significado, porque ela é absoluta, atemporal. Porque ela transcende.
Eu não sei porque as coisas acontecem do jeito que acontecem, mas a organização do universo está em boas mãos. Ontem eu vi o dvd do Arctic Monkeys (Glastonbury) e vi claramente essa mudança de paradigmas acontecer.

Serviço - cumprindo a promessa do post anterior


With a little help from my friend, achei a música do post anterior. O nome da música é You e a criatura que canta é uma tal de Tara Maclean... só pra efeito de informação.

domingo, 19 de outubro de 2008

"Immerse your soul in love" - Radiohead - Street Spirit


Eu nunca me senti sozinha
Eu estava feliz comigo mesma
E quem saberia que há algo faltando?
Eu acho que não vi a possibilidade
Eu estava o tempo todo esperando
Mas nunca passou pela minha cabeça
Até você abrir meus olhos
Agora tudo o que eu penso é você

Você na minha vida, nos meu sonhos, meu coração
Eu sei que é verdade
Que eu pertenço a você
Por sua presença em meu mundo,
Em meus braçosEu tenho tudo e agora
Eu não posso imaginar o que eu faria sm você
Nunca pensei que o amor pudesse ser
Tão curioso
O que atraiu você à mim?
Foi tão inesperado
Mas eu estava esperando o tempo todo
E nunca passou pela minha cabeça
Até você abrir meus olhos
Agora tudo o que eu penso é você

Na minha vida,nos meu sonhos, no meu coração
Eu sei que é verdade
Que eu pertenço a você
Por sua presença em meu mundo,
Em meus braços
Eu tenho tudo e agora
Eu não posso imaginar o que eu faria sem você

Juro que não sei que música é essa...

Prometo que assim que eu descobrir, eu falo
Mas ela diz exatamente o que eu queria dizer
Então que seja.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"Só acredito em Yoko e em mim" - John Lennon


"I believe in coyotes and time as an abstract

Explain the change, the difference between

What you want and what you need, there's the key,

Your adventure for today, what do you do

Between the horns of the day?

I believe my shirt is wearing thin

And change is what

I believe in"


R.E.M. - I Believe

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nem sempre as coisas são como a gente quer


A bolsa quebra e os materialistas perdem dinheiro, faz calor em Iguatu, o macarrão fica ruim porque não tem queijo no supermercado, o leite muda e o nescau não fica do mesmo jeito, latex as vezes parece papel crepom... mas por que tudo tem sempre que dar certo?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Reação em cadeia


Os últimos episódios do seriado da minha vida me fizeram pensar em como cheguei onde cheguei. Comecei a fazer uma "regressão mental" pra ver até onde eu ia. E o resultado foi:


  1. Tudo começou há mais ou menos 24 anos atrás, quando meus pais resolveram voltar a morar perto da vovó...

  2. Mas o momento crucial foi quando eu escolhi minha profissão, e junto com isso decidimos pra que lugar eu iria.

  3. Se eu não tivesse passado no vestibular, eu não teria, semestres depois, entrado pro movimento estudantil, e então não teria conhecido um cara que viria a ser meu sub-chefe, e que também me apresentaria a uma garota que viria a ser, anos depois, uma grande amiga.

  4. Se eu não tivesse conhecido essa dita garota, e se eu não tivesse me tornado amiga-irmã, eu não teria tentando, ano passado, fazer uma festa de aniversário pra ela.

  5. Ao mesmo tempo, se eu não tivesse tirado férias em novembro do ano passado e ido pra Gramado com outra amiga, eu não teria comprado meu anel de ametista lilás.

  6. Se a festa de aniversário da minha amiga não tivesse acontecido, eu não teria reencontrado o primo dela e ele não teria tentado ficar comigo (com uma pequena ajuda do meu anel de ametista).

  7. Sem todos esses elementos (e mais alguns que não cabe mencionar) eu não teria estabelecido um relacionamento com ele.

  8. Sem esse cara, eu não teria ouvido MOPTOP no bar do Regaae numa noite de pouco movimento.

  9. Se eu não tivesse ouvido o primeiro CD deles, eu não teria vontade de ir pro show do Amici's em junho desse ano.

  10. Se eu não tivesse ido ao show, o cara que motiva esse post não teria me visto.

  11. Se eu não tivesse ido ao show, o cara que motiva esse post não teria me achado.

  12. Se eu não tivesse ido ao show, o cara que motiva esse post não teria me conhecido.

  13. Se eu não tivesse ido ao show, o cara que motiva esse post não estaria comigo hoje.

  14. De onde posso concluir que devo agradecimentos aos meus pais, ao movimento estudantil e ao MOPTOP por hoje estar namorando um cara que me faz feliz com pequenos gestos, um cara que todo dia marca um ponto, e eu espero que continue, porque apenas começamos...

Recomendo ler esse post ouvindo You (faixa 5 do CD You & Others) do VEGA 4

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"Sobra tanta falta"


Eu tenho pensado ultimamente em tanta coisa... na queda da bolsa, na crise dos alimentos, nos rumos da Perestróika, no primeiro homem que pousou na lua (na verdade ainda não acredito que o homem esteve lá, e sim que isso pode ser mais uma daquelas teorias conspirativas dos EUA). Também tenho pensado em voltar pra casa (onde é a minha casa?), na influência da Yoko sobre o Lennon, se ela realmente causou o fim da banda, se ácido é só uma coisa usada pra limpar banheiro, se tomates verdes fritos são realmente bons, se todo mundo tem um lado torto, e se o meu é pior que o dos outros... Tenho pensado que se não consigo ler enquanto estou na estrada, que dirá escrever uma enciclopédia britânica (que seria cearense se fosse escrita por mim).
Além disso, eu queria saber por que é tão chato corrigir prova, e por que sinto tanta falta do meu quarto??? Sinto falta do meu quarto, e de tudo o que nele está agregado. Sinto falta das estrelas no teto, do vento na janela, do silêncio (quando as galinhas e os cachorros se calam), da meia-luz, da ponta do meu sofá, do lençol que teima em sair do lugar...
Sinto falta do nescau de manhã, de acordar cedo a contragosto, de dormir pouco por uma boa causa, de ver filme, de ouvir músicas novas (e de poder comentar as velhas), de reclamar da dor de cabeça, de contar histórias, de rir bem muito.
Meu quarto tem um aconchego que eu não consigo explicar, já me disseram que é fácil se sentir em casa nele (acabei de descobrir onde é a minha casa!).
Então, por conta de tanta falta, resolvi fazer um Top Five às avessas pra passar o tempo: os cinco filmes que preciso ver, os cinco livros que preciso lêr, os cinco lugares que ainda não fui, as cinco comidas que ainda não provei e os cinco Cd's que ainda não ouvi (talvez os mais importantes dessa lista).
O mais interessante é que eu nem imagino por onde começar...
Aceito sugestões.