sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sob o céu de Iguatu


Iguatu tem dessas coisas... O céu de Suely é um filme teuto-brasileiro-francês de 2006, dirigido por Karim Aïnouz. A história é bizarra: depois de ser abandonada pelo namorado, a jovem Hermila decide rifar seu corpo para conseguir dinheiro suficiente para se mudar da cidade de Iguatu, no sertão do Ceará. Com esse argumento (tirado de um cordel da região, onde a história original se passa em Quixeramobim - Ce), o diretor Karim Aïnouz, consegue fazer um filme interessante sobre a vida de uma pessoa simples, com pouquíssimas perspectivas. Hermila (homônimo da própria atriz que a interpreta, Hermila Guedes) volta para sua cidade natal após um período em São Paulo, em que as coisas não caminham como ela esperava. Com ela vem o pequeno Mateuzinho, filho do jovem namorado que ficou de ir para Iguatu 30 dias depois. Desesperada com a constatação de que Mateus nunca virá, Hermila cria Suely, nome de uma personagem que ela tem que encarnar para rifar seu próprio corpo. O céu de Suely conta com a participação de Georgina Castro (que faz a prostituta também homônima Georgina) e de João Miguel (antigo namorado de Hermila). Aliás, suas participações rendem alguns dos melhores momentos do filme (gostei da cena em que ele diz para Hermila que vai comprar todos os bilhetes da rifa).

O filme é realista, mas sem exageros. Mas o melhor vem depois, nos extras, quando os atores falam da experiência de filmar num local com cara de passagem, numa cidade onde o calor impera e as pessoas ouvem música alto... (qualquer semelhança com algo que vivi não é mera coincidência).

É, Iguatu tem dessas coisas...

3 comentários:

Paula Izabela disse...

Oiaí, Iguatu já entrou na rota do cinema nacional... Que coisa boa! Qual dia irei por lá conhecer uma certa coleção de CDS, não que eu esteja interessada nas músicas (risos). Saudadessssssss, amiga!!!

LucAngel disse...

Calúnia...
Iguatu é quente??? Sério???
hehehe
Acho q a gente devia era pedir nova gratificação... antigamente n tinha a tal da pó de giz... a gente devia fazer a campanha por alguma coisa relacionada a UVA, B, C, D, E... e tudo q é letra q tiver em qq idioma!
;)

Ana Kelen disse...

Eu acho é graça!!! Vamos tentar insalubridade por exposição a raios UVA hehehe