sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dia das Bruxas




"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., . Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

A celebração do Halloween tem duas origens, que no transcurso da História foram se misturando: a pagã e a cristã. A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta, e a “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes. Já a origem cristã conta que desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, e passou a comemorar no dia 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente, com festejos de preparação no dia anterior (vigílias). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos."
Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

Ou seja, o que antes era uma celebração de passagem de ano, ou ainda o início do inverno (para os celtas), hoje predomina o que foi "globalizado" como tradição norte-americana, razão pela qual é comum atribuir a sua adoção pelos brasileiros como mais uma dependência aos costumes dos EUA, onde é festejado principalmente pelas crianças, que se fantasiam e vão pedir, de casa em casa, doces e salgadinhos. Essa "importação de costumes" é amplamente condenada pelas pessoas que compartilham da idéia de que a cultura americana é algo desprezível (não estou dizendo o contrário, mas partindo do presuposto de que o halloween não é uma festa americana, então me insento de críticas, nesse sentido, ao ser favorável à mesma).

Em resumo, não quero levantar polêmicas, nem convencer ninguém a nada, só pretendo deixar claro que o dia de hoje tem um significado que poucos conhecem, e que eu compartilho dessa crença. Respeito a trilogia que se segue (dia das bruxas, dia de todos os santos e dia de finados), e no meu calendário de festas religiosas esses dias servem pra refletir sobre várias questões pessoais, como o valor que se dá aos que estão vivos, àqueles que já se foram, aos que fizeram algo maior e por isso foram considerados "santos" e aos que tiveram suas crenças destruídas por serem diferentes (sinto falta, por exemplo, dos que cuidavam da natureza como algo sagrado).

obs.: Hoje também se comemora o dia da Reforma Protestante

2 comentários:

Claudio Ferro disse...

Só pra constar... Eu li seu post grande, tá?

Ana Kelen disse...

HUMPF!