quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

RADIORÉI



Sonho que se realiza... projeto SUPERDRIVE traz RADIORÉI tocando Radiohead! Boa a sacada!

Serviço: 08 de Janeiro de 2010 _sexta_ Órbita Bar

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Thom Yorke na COP 15


No dia em que a maior parte dos ativistas das organizações não governamentais foram obrigados a ficar de fora, o cantor Thom Yorke, líder do Radiohead, se passou por jornalista e "invadiu" a reunião da ONU sobre mudança climática em Copenhague.Yorke afirmou à BBC Brasil que a decisão foi de última hora, para "manter a esperança" depois de ter ficado preocupado com o andamento das negociações, que atravessavam "uma grande nuvem espessa"."Isso me irrita porque os princípios básicos são princípios básicos. É um monte de homens reprimidos de meia idade, que enxergam através das suas próprias esferas de interesses particulares, e não veem o processo como um todo", disse o músico britânico.

Conhecido por seu interesse em assuntos ambientais - Yorke foi editor convidado de uma edição especial sobre mudança climática da revista do jornal britânico "The Observer" -, o cantor criticou a atuação da delegação americana."Realmente fiquei irritado com a forma que o governo americano tentou ontem (quarta-feira) reduzir as propostas sobre a mesa. Achei isso absurdamente imprestável."O cantor afirmou estar preocupado com o afastamento das ONGs da reunião de Copenhague. Nesta quinta-feira (17/12/2009), em uma decisão muito criticada pelos ambientalistas, a organização da reunião autorizou apenas poucos representantes das principais organizações entrarem no Bella Center. "Fica muito fácil fazer um trabalho de marketing verde com elas do lado de fora", disse Yorke.

Apesar de tudo, Yorke disse estar otimista sobre um acordo na reunião. "Eles podem pelo menos fazer o básico", disse. Antes de se despedir, com seus cabelos desgrenhados e calça vermelha, Yorke brincou: "Vamos ver quanto tempo vai durar até eles me descobrirem..."

(Fonte: Folha Online)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

La Cucaracha

É impressionante o terror que causam esses invertebrados na vida da gente. Eu sou uma que considero ser impensável a minha existencia no mesmo ambiente que esse ser repugnante. Eu não sei da experiencia das outras pessoas, mas as baratas lá de casa são "highlanders", não basta dar uma chinelada, é necessário todo um ritual para matá-las. Um arsenal de coisas pra destruir um ser minúsculo. Mas falando sério, quem nunca se incomodou com o baulhinho das patas de tal criatura?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dedicados aos blogueiros


Ando numa fase ruim, sem tempo, sem concentração, com milhões de coisas pra decidir, estudar, trabalhos a fazer, e enquanto a fase durar, as tirinhas dos outros falarão por mim.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ah... o amor...

por Carlos Ruas...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cinema Nacional I




Durante minhas buscas pela programação de cinema, achei um filme a minha cara: Substitutos - um filme sobre os professores temporários da FECLI.


Serviço: Substitutos (Surrogates, 2009, EUA)Em 2054, num futuro no qual os homens vivem isolados e se comunicam por meio de robôs, dois agentes do FBI, Greer (Bruce Willis) e Peters (Radha Mitchell), investigam o assassinato misterioso de um estudante. O crime está ligado ao homem que ajudou a criar os Surrogates, cópias robóticas de seres humanos.
Duração: 90 minutos
Censura: 14 anos
Gênero: Ação
Diretor: Jonathan Mostow
Elenco: Bruce Willis, Ned Vaughn, Radha Mitchell, Ving Rhames, Rosamund Pike, Jack Noseworthy.

Cinema Nacional II


Eu tava lendo sobre os lançamentos dos filmes dessa semana e vi uma campanha interessante: Semana do filme nacional, promovida pela ANCINE de 20 a 26 de novembro, em exibição na maioria das capitais do país. Cinema pela metade da metade do preço! Pra quem gosta, a proposta de sair de casa e ver um filme nacional na telona é tentadora. Não vi a lista dos filmes disponíveis, mas deve ter algum que mereça minha atenção.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Eu tinha um blog

Mas eu encontrei o meu amor... e o blog ficou meio esquecido.
(...)

Retornarei em breve.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

E se coubesse?


No clima dessa semana... por Carlos Ruas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rock das aranhas




Se um dos mais famosos trabalhos de David Bowie, o álbum conceitual “The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars”, de 1972, faz menção às aranhas, não é tão estranho que uma nova espécie recém-descoberta tenha sido batizada em homenagem ao roqueiro inglês. Segundo reportagem do jornal “Telegraph”, o especialista alemão Peter Jäger descobriu uma nova espécie, grande e amarela, e batizou-a de Heteropoda davidbowie. A espécie é nativa de algumas regiões da Malásia e está em extinção. De acordo com a publicação, Jäger disse que dar nomes de artistas aos aracnídeos ajuda a chamar a atenção da mídia para as espécies em risco, cujos habitats estão sendo destruídos pela ação do homem. (Fonte: G1)

Agora eu tenho que descobrir uma espécie nova de qualquer bicho pra poder colocar o nome do Lennon!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Explicando uma catástrofe


Por Carlos Ruas, o cara que traduziu em imagens idéias que compartilho.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Caixão não tem gaveta

O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas.
(R. Kurz)

Percebo isso claramente. Aquela história de que "comigo vai ser diferente" ou "o poder não vai me subir à cabeça" é tudo balela! Tudo conversa pra boi dormir. Lacan, um psicanalista muito sensato, observou que quando uma pessoa comum tem o poder nas mãos, essa nova realidade muda o psiquismo da criatura, e ela passa a olhar seus "subordinados" de cima. É impressionante como as mudanças são notórias. Muda o modo de se vestir, mudam as relações interpessoais, e a pessoa se torna resistente a críticas, como se estar no poder lhe garantisse a sabedoria absoluta. Convenhamos, um líder precisa saber se portar. É com o seu próprio exemplo que o líder se torna respeitado, é pelas suas atitudes que se conquista o seu séquito, e não no grito, na marra (caso contrário, teríamos uma nova ditadura em uma escala menor, uma "ditadura institucional").
Infelizmente assim é o poder: seduz, corrompe, decepciona e faz ponto cego e surdo nos seus ocupantes temporários. E numa conversa de bar, ouvi o seguinte comentário que resume meu pensamento: "De que vale tanta luta pelo poder, se dessa vida não se leva nada? Afinal, caixão não tem gaveta!"

terça-feira, 21 de julho de 2009

O vácuo


- quem nunca passou por um dê o primeiro grito-
(acreditando que o som não se propaga pelo vácuo, se você estiver mentindo, não vou te ouvir)

Um dos blogs que eu acompanho me fez entender o sentimento que tomou conta de mim sábado passado. Era um misto de angústia, mal-estar, arrependimento não sei do quê, falta não sei de quem, necessidade daquilo que eu nunca soube... o fato é que a noite desandou no instante em que eu me perdi dali, no milésimo de segundo em que me dei conta do quanto eu estava deslocada naquele ambiente (pelo menos naquele dia eu estava). Difícil de entender? Imagina eu pra explicar... Só hoje entendi que eu fiz parte de uma sequência de minirrejeições (aff, essas novas regras ortográficas...) onde cada participação minha naquele teatro me conduzia ao desespero e ao caos. Era como se eu tivesse perdido algo e não soubesse nem onde procurar... sabe quando você é o novato e todo mundo te ignora? Ou quando tudo o que você diz parece errado? Coisa de criança (e crianças sabem ser cruéis). Bom, eu achei que tinha crescido, mas acho que nem tanto, ainda vejo desenho, ainda gosto de brincar, ainda gosto de ter uma turma.
Ah, só pra constar, o antídoto veio no dia seguinte, como se o dia anterior fosse um instante num universo paralelo.


Mais do mesmo em:
http://colunas.g1.com.br/instanteposterior/2009/07/21/as-mini-rejeicoes/

segunda-feira, 13 de julho de 2009

13 de Julho - Dia Mundial do Rock


O Dia Mundial do Rock foi instituído em 1985, quando foi realizado o festival "Live Aid", que arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof, o festival aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos. Entre as atrações do festival estavam: BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2. Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).
Em 2005,o festival recebeu o nome de “Live 8” e aconteceu nos países integrantes do G-8 e na África do Sul. O festival pedia para que os países credores perdoassem a dívida dos países africanos afetados pela fome. Entre os artistas que participaram do festival em 2005 estavam: REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.

Eu não vou ter nem tempo e nem como comemorar essa data, em virtude das circunstâncias, pois estou num lugar onde Rock é uma palavra que aparece em estampa de camiseta na vitrine, onde uns poucos gatos pingados ouvem algo semelhante ao pop. Por conta disso, apenas posso dar sugestões de filmes que podem amenizar o sofrimento dos mortais que nem eu, sem alternativas para esse dia tão feliz:

A Hard Day's Night
Primeiro filme dos Beatles, mostrando com propriedade todo o início da beatlemania e da histeria provocada no mundo pelo Fab Four.
Help!
O segundo filme dos quatro de Liverpool é surreal, graças à direção primorosa de Richard Lester. Engraçadíssimo, contém cenas antológicas com boas doses do sutil humor inglês.
Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand)
Filme sobre um grupo de amigos fazem de tudo para conseguirem um ingresso para poderem assistir os Beatles ao vivo no Ed Sullivan Show. Um filme não sobre os Beatles mas sobre a beatlemania, com muito Beatles na trilha sonora.
Rock and Roll High School
Filme "B" que conta a história de uma fã do grupo Ramones que sonha ter suas letras gravadas pela banda. Há um clássico sentimento de revolta contra a diretora da escola e, no fim, a escola é explodida pelos alunos. Os Ramones aparecem como atores principais e tocam ao vivo algumas músicas.
Os Irmãos Cara-de-Pau (The Blues Brothers)
Comédia musical com diversas referências ao rock, e principalmente ao blues. Participação de diversas estrelas da música. Após sair da prisão Jake Blues, encontra seu irmão Elwood, e voltam ao internato onde eles foram criados por freiras. Ficam sabendo que lugar será vendido para a secretaria de educação, e o único modo para manter o internato aberto é pagar US$ 5000 de imposto da propriedade dentro de 11 dias. Os dois irmão decidem montar uma banda de blues, para arrecadar o dinheiro nessa "missão de Deus".
A Onda Punk (Repo Man)
Jovem punk trabalha como "repossesion man" ou seja, ele tem que recuperar veículos cujos compradores pararam de saldar suas prestações. A aventura deslancha quando um desses veículos passa a ser perseguidos por alienígenas. A partir daí o humor iconoclasta do diretor Cox extrapola os limites.
A Encruzilhada (Crossroads)
Eugene (Ralph Macchio, o garoto de Karate Kid) é um estudante de violão clássico apaixonado por blues. Em busca da fama, decide encontrar uma música perdida e inédita de Robert Johnson (lendário bluesman, influência de grandes nomes do rock e portanto responsável em grande parte pelo desenvolvimento do estilo). Busca ajuda no presidiário Willie Brown, teoricamente amigo pessoal de Robert, e ambos vão a New Orleans. No decorrer do filme Eugene descobre que Willie (assim como Robert Johnson, diz a lenda) havia feito um pacto com o diabo.
Sid & Nancy, O Amor Mata (Sid & Nancy)
Historia sobre o relacionamento do casal Sid Vicious e Nancy Spungen. Sid era membro dos Sex Pistols mas sua notoriedade aumentou quando ele matou sua namorada em nome de um pacto de amor. Algumas semanas depois ele se suicidou supostamente para terminar de cumprir o pacto. Em meio à degradação sem volta, algumas cenas evocam um certo lírismo quase surreal.
A Fera do Rock (Great Balls of Fire!)
Excelente biografia de Jerry Lee Lewis, um dos primeiros astros a introduzir a rebeldia na mistura do rock, centrada em seu romance com a prima Mira, de 13 anos. Denis Quaid encarna de maneira ímpar a loucura, maneirismos e ego monstruoso do protagonista.
The Doors (1991)
Cinebiografia da banda Californiana The Doors calcada no seu principal elemento, o lendário Jim Morrison, misto de cantor/poeta performático, um dos mais emblemáticos artistas da década. Embora tenha sido extremamente criticado por mostrar somente um Jim no limite entre a razão e a loucura, este filme nos dá uma boa idéia de como eram as vibrações no final daqueles loucos anos 60. Tratava-se de um projeto pessoal meio antigo de Oliver Stone render tributo à um ídolo de sua juventude. Val Kilmes encarnou o Rei Lagarto.
Vida de Solteiro (Singles)
Varias historias paralelas e próximas se desenrolam simultaneamente nesta despretensiosa comedia romântica que procura retratar o movimento grunge de Seattle. Participações dos músicos Chris Cornell (Soundgarden), Pat DiNizio (Smithereens), Tad (Tad), Eddie Vedder, Jeff Ament e Stone Gossard (Pearl Jam).
Os Cinco Rapazes de Liverpool (Backbeat)
Por trás dos primeiros anos dos Beatles, uma história de amor e tragédia. Belíssimo filme que conta a temporada que os Beatles passaram na Alemanha, dando enfoque ao caso de amor entre seu então baixista Stuart Stucliffe com a fotógrafa Astrid Kirchnerr. A trilha-sonora é excelente, com a Backbeat Band, composta por Dave Ghrol (Foo Fighters), Mike Mills (REM), David Pirner (Soul Asyloum) e Thurston Moore (Sonic Youth).
Detroit Rock City
Filme conta a história de quatro garotos que fazem de tudo para entrar num show do Kiss. Excelente comédia, mostra como os adultos ainda vêem o heavy metal como coisa do demo
Quase Famosos
Filme semi-biográfico do diretor Cameron Crowe, conta a história de Willian Miller, um garoto de 15 anos que começa a escrever para a Rolling Stone. Acaba sendo escalado para acompanhar uma banda iniciante, a fictícia Stillwater. Na turnê, histórias deliciosas dos bastidores do rock.
Rockstar
Inspirado na história do Judas Priest, fala sobre um fã ardoroso que substitui o vocalista de sua banda preferida. Clichês do rock e, principalmente, do metal passeiam pelo filme de forma genial.
Alta Fidelidade
História de um cara (Rob Flemming) que perdeu a namorada e entra em crise, buscando entender o motivo de seus fracassos amororsos. Uma linda história de amor, que retrata a geração pop dos anos 90, com um atrilha sonora excelente.
The Wonders
História sobre uma banda fictícia (bem parecida com os Beatles), contando o início da carreira até o seu estrelato. Com Tom Hanks.
Escola de Rock
Comédia sobre um cara fracassado (Jack Black) que no final das contas mostra que a criatividade é uma das melhores opções de incentivo à aprendizagem. Nota para a trilha sonora.


É isso ai, divirtam-se!!!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson


Descanse e deixe as criancinhas em paz...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Silogismo do mês


Deus ajuda quem cedo madruga
Quem cedo madruga, dorme à tarde...
Quem dorme à tarde, não dorme à noite...
Quem não dorme à noite, sai na balada!
Conclusão: Deus ajuda quem sai na balada!

Eu estava estudando pra um concurso e encontrei essa pérola!!
Acho que vou dormir hoje a tarde...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pra relaxar


O bar "Casa Pocho", localizado em Cullera, na Espanha, criou uma promoção inusitada. O cliente só ganha uma bebida de graça quando insulta o garçom, segundo o jornal "Levante-EMV". "Me dá uma cerveja, imbecil" está entre os insultos já ouvidos pelos funcionários. De acordo com o periódico, o bar "Casa Pocho" recompensa com uma bebida grátis quando o cliente diz um insulto com "graça". O proprietário do estabelecimento, Bernard Mariusz, de origem polonesa, disse que criou a promoção, pois acredita que as pessoas precisavam de um lugar para aliviar sua frustração em um momento de crise econômica. Segundo Mariusz, a crise aumentou as tensões e as pessoas necessitam de um momento para descarregá-las. "Você esquece o estresse, os problemas do dia-a-dia e, no final, todos acabam rindo", afirmou ele.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Raiz forte 2


Extratos da planta Canabis podem potencialmente formar os ingredientes básicos para um remédio de grande comercialização contra a diabetes, acreditam os cientistas que desenvolveram um antigo tratamento bem-sucedido para a doença. O professor Mike Cawthorne conduziu a equipe que desenvolveu o Avandia, da GlaxoSmithKline, que se tornou o segundo medicamento mais vendido do laboratório até que as vendas desabassem em 2007, depois que um estudo relacionou-o com maior risco de ataques cardíacos."Acredito sinceramente que seja possível melhorá-lo (o Avandia) e a medicina baseada em plantas pode ser um meio para isso", afirmou ele à Reuters em uma entrevista por telefone. Cawthorne está colaborando com a GW Pharma, especializada no desenvolvimento de remédios com base na Canabis, em um novo laboratório dedicado a buscar tratamentos para a diabetes por meio de plantas. O laboratório de pesquisas da GW vai examinar as diferentes moléculas canabinoides encontradas na planta da Canabis, bem como uma variedade de extratos de outras plantas. Existem de 60 a 70 extratos canabinoides, embora apenas um deles - THC - tenha as propriedades psicoativas tradicionalmente associadas com a planta. Cawthorne disse que se constatou que o canabinoide CBD, usado com o THC no medicamento Sativex, da GW Pharma, eleva os níveis do "bom" colesterol em animais. Enquanto o colesterol "ruim" pode acumular-se nos vasos sanguíneos e causar derrames ou ataques cardíacos, considera-se que o "bom" colesterol protege contra enfartes. Já houve vários tratamentos para a diabete com uso de Canabis.

(Fonte: Estadão Online)


Se isso dá certo...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Raiz forte

Talvez o André Dahmer não tenha abusado do sushi com wasabi como eu... maconha que nada! O barato é comer wasabi no shoyu.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

12 de Junho: Dia dos...

Beagles!!! :)
Dia 12 de Junho é o dia desse cãozinho fofo, esperto, e cheio de energia de origem inglesa, do tipo sabujo. De porte médio, até hoje é utilizado na caça de pequenas presas. É extremamente dócil, mas ao mesmo tempo trabalhoso pra adestrar. É um destuidor! Pra conhecer melhor o temperamento desse animalzinho, basta ver o Snoopy. Não sei porque o Darwin deu o nome do navio dele de Beagle, será que ele tinha um? É possível...
Obs.: Tudo bem... dia 12 de Junho também é dia dos namorados aqui no Brasil.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Rock também é pra dançar


Durante muito tempo, talvez até hoje em dia mesmo, o rock foi (ou é) considerado como um tipo de música subversiva. Esse gênero musical surgiu por volta dos anos 60, fundamentado no rock and roll e no rockabilly do final dos anos 40, que por sua vez evoluiram do blues, da música country, e do rhythm and blues, do folk, do gospel, do jazz e da música clássica. O fato é que, com tantas influências, o resultado dessa mistura foi uma música dançante e fácil de assimilar (traduzindo: chicletenta). Foi uma febre! Os jovens adoraram (e seus pais odiaram). E o que fez com que esse gênero musical atraisse tanto a atenção das pessoas? A simplicidade de acordes (eram apenas três), aliada à letras de cunho pessoal ou político tornaram inevitável a identificação dos jovens daquela época. A subversão começou ainda em sua origem, pois a influência da música negra fez com que ela fosse negada pelos brancos (um motivo a mais pra sua não aceitação por parte das famílias brancas americanas).

Existem várias tendências derivadas do rock puro, mas não vou tecer comentários sobre elas, ou eu passaria décadas falando de sua evolução musical. Mas é preciso pelo menos lembrar da decada de 80, e o movimento pós-punk, ou os anos 90, palco de bandas polêmicas, cheias de atitude antes, durante e após os shows.

Por vezes decretaram a morte do rock, cada vez que um grande cantor ou uma grande banda chegaram ao seu fim. Mas o rock se renova a cada geração, se adaptando ao contexto em que seus adeptos vivem, e diante de tanta flexibilidade já não se sabe o que é rock, o que é pop, e o que é a ausência dos dois (mais ainda é bastante clara a sua diferença de outros gêneros de origens diferentes - como o samba, opa! Já existe o samba-rock! Retiro o que disse...)

Em resposta à pergunta feita no blog Aeropsicodélico, o rock passou a ser música pra ouvir, dançar, protestar, expressar opiniões, falar de amor, reclamar de ausências, entre outros assuntos, compondo a trilha sonora de diversas gerações até os dias de hoje (inclusive a minha).


recomendo a leitura deste post ao som de Beatles, R.E.M., Strokes, Radiohead, ... e tantos outros que o espaço não comporta

domingo, 7 de junho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente


O dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o dia mundial do meio ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972, realizou a sua primeira conferência sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo (Suécia). Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O dia de hoje é uma data controversa. A legislação ambiental do Brasil é uma das mais completas (assim como as demais), mas incorre no mesmo erro: é difícil de ser cumprida. Faltam fiscais, faltam recursos e o tema ainda é considerado de menor importância. E num país onde saúde, educação e emprego são ítens em falta para a maioria da população, onde a violência toma de conta e os cidadãos comuns vivem sob tensão, é fácil entender porque essa data é lembrada apenas por algumas escolas, ONG's, e algumas entidades governamentais como mais um dia pra plantar árvores e se fazerem campanhas públicas, as quais, no final das contas, quase não atingem seu objetivo: conscientizar as pessoas, e ajudá-las a entender que o propósito disso tudo não é (nem nunca foi) salvar o planeta, e sim salvar a nós mesmos. Sim , porque a maioria das campanhas fala em "salvar o planeta", como se ele fosse se acabar! Na verdade, o intuito é impedir que as condições aqui no planeta se tornem inabitáveis pra nós -seres humanos- porque o planeta vai seguir "impávido e colosso", já das pessoas não posso dizer o mesmo...

A terra já viu a vida ser dizimada algumas vezes de sua superfície, e talvez essa seja a única vez que seus habitantes ainda possam interferir nesse processo. Mas é difícil falar de algo que vai acontecer num futuro distante, quando os problemas atuais são mais punjentes. Vai falar pra uma pessoa com 5 filhos, sem emprego, morando numa favela, sobre o impacto que ela causa no ambiente em que vive, por causa do lixo que ela joga na rua, e porque o esgoto da casa dela é lançado direto no rio da cidade! Ela vai te chamar de doido! E ainda vai perguntar se é da sua conta. Quem acha que as inundações, o aumento das chuvas no Nordeste, a seca no Sul, entre outros eventos climáticos distoantes, não tem nehuma relação com preservação ambiental está redondamente enganado. O aumento de um grau na temperatura da água do mar interfere em correntes marítimas, frentes frias, zonas de convergência e mais um catatau de processos que acabam por atingir populações que não tem a menor noção do que sejam essas coisas, e que acreditam no castigo divino, ou no descaso do poder público (mas isso é assunto pra outro dia).

Mas é exatamente isso: a preservação do Meio Ambiente tem toda relação com a sociedade e as condições em que ela vive. Num país em que sustentabilidade é uma palavra que se ouve apenas nos discursos eleitoreiros, onde condições mínimas de sobrevivência ainda fazem parte da vida de poucos, falar de "preservação do meio ambiente" se torna quase uma futilidade.

O dia de hoje deve ser usado em campanhas e protestos, tentando mais uma vez mostrar que a ecologia não está desvinculada dos projetos sociais, da política e da economia, e que cuidar do ambiente significa cuidar de nós mesmos. Pode parecer uma visão egoísta, mas é a verdade. A partir do momento que as pessoas se tornam parte do processo, elas entendem a verdadeira importância das questões ambientais. Chega de pensar em preservação ambiental como coisa de criança, ou de gente desocupada! Salvem suas vidas! Ou a de seus filhos...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Areia - PB


Não foi dessa vez. Fico pensando quando vai ser. A cidade é pequena, clima bom, teria sido uma tranquilidade. Mas não vai ser. É isso... de volta ao trecho Iguatu-Fortaleza por mais um tempo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cordeiro em pele de lobo

Já disse o ditado: "quem vê cara não vê coração". Isso vale pra todo tipo de julgamento que você faz. Eu me lembro de ter conhecido um cara pelo blog dele, e a idéia que eu fazia era a de que ele era do tipo que andava com uma faca, ou que a qualquer momento iria me surpreender com uma atitude intempestiva. Em outras palavras, que ele era um psicopata. Ok, eu estou exagerando... mas fora os excessos, a imagem que eu contruí dessa pessoa veio abaixo quando eu começei a conviver com ela no dia a dia. Minha amiga Karene fez um julgamento parecido da mesma pessoa, e olha só a gente aqui! Ela disse que na primeira vez que o viu, se ele tivesse mostrado o tamanho do cabelo dele, ela tinha dito: "sai de perto, é marginal!" Ou seja, quebramos a cara! Hoje a gente vive feliz, dá saudade de vez em quando do barulho que a gente faz junto.
Obs.: eu vou guardar a identidade do psicopata pra manter sua integridade física.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Banheiro Cultural


Pois é... me surpreendi hoje quando fui ler as notícias, e encontrei uma matéria falando sobre o lançamento de um conto de terror num rolo de papel. Vejam só, agora eu posso ir ao banheiro e me deparar com clássicos da literatura ou contos de terror escritos no papel higiênico! Se essa moda pega as pessoas vão fazer noites de autógrafos enroladas em papel higiênico! Já imaginou? Ou pior, as pessoas vão demorar mais a sair do banheiro porque estão lendo!!! É a treva!!

-"É como um produto normal. A diferença é que a pessoa pode ler uma história antes de usar o papel", disse à BBC Brasil Hiroshi Nakajima, chefe de vendas da fabricante de papéis Hayashi Paper Corp, empresa que vai lançar o produto.-O rolo de papel higiênico com o conto de Suzuki tem 30 metros de comprimento e custa cerca de US$ 2 cada.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sob o céu de Iguatu


Iguatu tem dessas coisas... O céu de Suely é um filme teuto-brasileiro-francês de 2006, dirigido por Karim Aïnouz. A história é bizarra: depois de ser abandonada pelo namorado, a jovem Hermila decide rifar seu corpo para conseguir dinheiro suficiente para se mudar da cidade de Iguatu, no sertão do Ceará. Com esse argumento (tirado de um cordel da região, onde a história original se passa em Quixeramobim - Ce), o diretor Karim Aïnouz, consegue fazer um filme interessante sobre a vida de uma pessoa simples, com pouquíssimas perspectivas. Hermila (homônimo da própria atriz que a interpreta, Hermila Guedes) volta para sua cidade natal após um período em São Paulo, em que as coisas não caminham como ela esperava. Com ela vem o pequeno Mateuzinho, filho do jovem namorado que ficou de ir para Iguatu 30 dias depois. Desesperada com a constatação de que Mateus nunca virá, Hermila cria Suely, nome de uma personagem que ela tem que encarnar para rifar seu próprio corpo. O céu de Suely conta com a participação de Georgina Castro (que faz a prostituta também homônima Georgina) e de João Miguel (antigo namorado de Hermila). Aliás, suas participações rendem alguns dos melhores momentos do filme (gostei da cena em que ele diz para Hermila que vai comprar todos os bilhetes da rifa).

O filme é realista, mas sem exageros. Mas o melhor vem depois, nos extras, quando os atores falam da experiência de filmar num local com cara de passagem, numa cidade onde o calor impera e as pessoas ouvem música alto... (qualquer semelhança com algo que vivi não é mera coincidência).

É, Iguatu tem dessas coisas...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Série Novas Regras Ortográficas - parte 1


Como diria o Pica-Pau pra Bruxa do Mar: "E lá vamos nós!!!"

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Eu na foto


Eu vi essa foto e achei a minha cara. Tudo bem, eu não estava fugindo do banho, mas sim do ônibus da Guanabara. Não aguento mais viajar, não suporto o cheiro ruim do ar-condicionado, a surpresa do passageiro ao lado, e o pior, a surpresa daqueles que não são passageiros e ficam esperarando na estrada pra levar nossos pertences. Odeio a insegurança da estrada, faz muito tempo que deixou de ser divertido viajar. Mas não tenho escolha, ou me submeto ou morro de saudade do cara que eu amo...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Intervalo


Não, eu não abandonei esse blog, mas a atual conjuntura (leia-se "sem internet em casa") não permite a minha constância nesse espaço. Mas eu retornarei...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Série "meu dono é retardado"
















Impressionante a criatividade das pessoas...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Quando a ficção se torna realidade


Essa semana, dentro das atividades extras da faculdade, realizou-se uma discussão sobre a eugenia no mundo atual. A base pra essa discussão foi o filme Gattaca - Experiência Genética. O filme aborda aspectos da "discriminação genética", num futuro não muito distante, em que as informações genéticas da pessoa eram utilizadas como parâmetro exclusivo de seleção de trabalho. Ou seja, os genes diziam se a pessoa era apta ou não para aquela determinada função. O filme é de 1997, no tempo em que o Ethan Hawke ainda era bonito, e o Jude Law não era conhecido. E isso me faz repetir uma frase feita: "a ciência (leia-se: o conhecimento) não é ruim, mas deve-se temer caso esse conhecimento caia em mãos erradas" (parece texto de Smallville...). Bom, eu vejo similaridades entre esse filme e as propostas segregacionistas do governo de Sarcozy, quando a Câmara dos Deputados franceses aprovou, ano passado, um projeto de lei em que se utilize um teste de DNA, de modo a restringir a imigração para o dito país. Estamos em 2009, pouco mais de uma década se passou, e o futuro não muito distante está mais próximo do que imaginamos.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O que fazer quando voce nao sabe o que fazer?


Existem situações na vida da gente em que realmente as opções são escassas ou nulas. A expressão "sinuca de bico" cabe bem nesses casos. Já disse Ney Mato Grosso: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!"
São momentos em que a gente procura uma solução e não encontra. As vezes a gente até sabe o que tem que ser feito, mas não pode (ou não quer fazer). As vezes a gente não consegue mesmo enxergar o que está diante dos nossos olhos. Coisas óbvias pra quem está do lado de fora da situação, mas que não é tão claro pra pessoa envolvida. E nessas circunstâncias, nem reza braba de Irmã Selma resolve...
São dúvidas existenciais, de trabalho, de estudo, etc. Mas é sempre algo que gera um conflito entre o "escolhido" e o "não-escolhido". É preciso pensar bem, avaliar todas as possibilidades, e tentar prever as consequências, pra ter um mínimo de erro dentro da opção escolhida.
E as questões são as mais diversas: se a pessoa casa ou compra uma passagem pro Rio de Janeiro, se fica com o namorado atual ou se arruma outro, se faz o concurso do Ibama ou vai ajeitar o PC (pra depois ser assaltada), se viaja a noite e ganha tempo no dia seguinte ou se viaja de dia e perde um dia a mais (viajar de dia porque é mais seguro...), se compra o Totolec ou toma um Ovomaltine...
São decisões que devem ser tomadas, porque a vida é feita de escolhas, e eu sempre digo que "eu sou as escolhas que eu faço." Mas pra que eu seja essas escolhas, eu tenho que ter a responsabilidade de assumir as decisões que eu tomei. Lembrando que não tem volta... uma vez decidido, não adianta olhar pra trás e pensar no "se eu tivesse escolhido o outro", isso é o pior de tudo, é viver no limbo (vale ressaltar que o papa aboliu o limbo, o que deixa tudo pior porque agora nem pra lá as pessoas podem ir). É interessante conversar com os amigos, mas não muitos, porque as vezes muitas opiniões diferentes só servem pra confundir mais ainda. Agora se for consenso, vale a pena avaliar as soluções que estão sendo apontadas. Ou seja, se suas amigas mais próximas e sua psicóloga estão dizendo a mesma coisa, e você pensa diferente, então alguma coisa está errada, não?

Sendo assim, minhas sugestões são:
  1. Avalie as possibilidades
  2. Tente analisar as consequências
  3. Converse com algumas pessoas (não muitas)
  4. Coma um chocolate
  5. Analise mais uma vez as consequências
  6. Faça sua escolha depois de ter pensado bem
  7. E vá tomar uma cerveja ou uma Smirnoff Ice

É isso...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Café Colômbia no Rock Cordel 2009 - CCBNB


Faltavam 5 minutos pra começar quando cheguei no CCBNB, a sala lotada, e a banda já estava no palco pronta pro show. E que show! O melhor que eu vi desde que acompanho a Café Colômbia. A sala favorecia a acústica, de modo que todos os "barulhinhos" feitos pela Camila (guitarrista) eram percebidos. O baterista estava particularmente inspirado. O show começou e terminou com "Automotiva", que já pode ser considerado um hit da banda. "Mais Além" e "Paciência Não" seguem esse caminho. Destaque pra nova música instrumental executada com emoção, cujo nome me escapou na hora. A sequência musical foi digna das grandes bandas, com a delicadeza de se perceber a construção crescente do set list, quase apoteótica, o que fez levantar o público. E por falar em público, a Café já pode se vangloriar de possuir seguidores cativos, que partilham do lirismo e da sensibilidade musical da banda, atrelados ao profundo intimismo que se contrapõe à paixão de algumas músicas. Coisa rara na cena musical cearense.

E nesse dia, mais pessoas se somaram aos fãs da banda. Só tenho a reclamar a ausência do meu namorado Claudio Ferro, tão fã quanto eu, mas que não pode estar presente...



Café Colômbia é:

Felipe Lima (Voz e Guitarra)
Camila Matos (Guitarra)
Lucas Jereissati (Baixo)
João Luís (Bateria)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

LH - O Retorno


O jornal Correio do Estado publicou no dia 15 de janeiro de 2009 o retorno do Los Hermanos no festival Just a Fest (nome bastante sugestivo). Vale ressaltar que nesse mesmo dito festival o Radiohead tabém se fará presente, ou seja o LH vai abrir pro Radiohead. Um bom motivo pra morrer de raiva porque não vou...


Serviço:

Festival Just a Fest

Rio de Janeiro - Praça da Apoteose - 20 de março de 2009
São Paulo - Chácara do Jóquei - 22 de março de 2009

Ingressos: R$ 200,00 inteira e R$ 100,000 meia entrada

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Frase do Dia


"Há tanta gente que não tem religião mas tem compaixão, afetividade, consciência dos direitos dos outros. Por isso defendo uma terceira via de espiritualidade, através da educação; não pela meditação, nem pela oração, mas através da consciência."

(Dalai Lama)

Em Iguatu isso jamais aconteceria...


Festival de música é algo comum, mas em dezembro do ano passado o que se viu em Geilo (sem trocadilhos), na Noruega, foi algo impressionante! Os instrumentos eram feitos de gelo! Harpas, violinos... tudo de gelo! Impossível ver essa cena aqui em Iguatu...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Indicação ao "Oscar" dos Blogs


Eu nem sabia que isso existia, mas fiquei muito contente quando recebi a indicação de premiação de blogs. A regra diz que devo indicar mais 5 blogs, mas não sei se posso indicar blogs já indicados. Bom, de qualquer maneira, é o que vou fazer.
Aeropsicodélico (http://aeropsicodelismos.blogspot.com/): Blog crítico, em que o autor mostra suas impressões do mundo, as vezes ácida, as vezes doce, as vezes inclassificável.
Viver me despenteia (http://paulaizabela.blogspot.com/): Blog da minha amiga Izabela, professora de literatura, escritora, produtora de eventos literários, etc.
O caçador de borboletas (http://cacadordeborboletas.blogspot.com/): Blog, dentre os vários, da minha amiga Lediana, responsável por existir tudo numa coisa só no Ceará.
Karamelo azul (http://karameloazul.wordpress.com/): blog da amada pessoa multifaces.
Sonho Binário (http://enlabs.net/blog/): Blog do meu amigo Valdir, desenvolvedor de software, consultor em TI, educador e viciado em games.
obs: mais uma vez obrigada pela indicação!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Frase do dia


"Me joga no Google, me chama de pesquisa e me diz que sou tudo que você procurava..."

Frase colhida do msn da minha amiga Sukita

Série "Invenções fantásticas"




Eu fico imaginando de onde vem tanta criatividade. Eu sou a favor de novos inventos que ajudem ao homem moderno a se adaptar ao mundo, a ter mais conforto e coisa e tal, mas certas tralhas são dignas dos programas de humor de domingo a tarde na tv. O que leva uma pessoa a inventar um receptáculo tão sui generis? Só mesmo uma grande necessidade, em locais onde a proteção do alimento é imprescindível. É importante mencionar que essa criação de importância singular tem registro de patente (pasmem!). Sendo assim, quando o comércio disponibilizar esta novidade em matéria de utensílios do lar, eu me prestarei a testá-lo, claro, se o mesmo estiver disponível a preços módicos (leia-se R$ 1,99).




quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Heróis


Impressionante... eu andei observando o quanto faz falta um pouco de bom senso, até mesmo nos quadrinhos. Como é que pode? Como é que se leva a sério pessoas que vestem a cueca por cima da roupa e que, mesmo assim, são denominados "heróis"? Tudo bem que aparência não é tudo, mas convenhamos, é meio ridículo, né não? Com certeza os desenhistas não fizeram um curso de design, ou teriam percebido o ridículo que eles estavam perpetuando. Ainda bem que criança não se liga nessas questões de estilismo e moda.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Anjo "derrubado"


Meu namorado me disse que eu caí do céu. Literalmente... agora entendo porque sinto tanta dor nas costas!!! Me estabaquei no chão quando caí e nunca mais fui a mesma! Acho que me derrubaram de lá... rss